A definição dos temas é um dos momentos mais aguardados pelas escolas. Até o momento, foram definidos pela Assembleia Geral da ONU, para 2022:

 

Temos também, entre outros, o início da Década Internacional das Línguas Indígenas (https://www.un.org/en/observances/international-decades), e a sequência de outras propostas observadas no Calendário da ONU/UNESCO. Eventuais outras propostas serão prontamente informadas pela Coordenação Nacional.

Veja todas as informações sobre o calendário da UNESCO em: https://www.un.org/en/observances.

 

Lembramos, porém, como temos feito nos últimos anos, que o calendário da UNESCO é uma referência importante, mas não é a única. Assim, ao lado de Anos e Décadas internacionais, temos também as agendas globais da UNESCO, como os ODS (Agenda 2030), e as áreas prioritárias da Rede PEA-UNESCO em todo o mundo, a saber:

 

  • Cidadania global e uma cultura de paz e não-violência;

  • Desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis;

  • Aprendizagem intercultural e valorização da diversidade e patrimônio culturais.

 

Por fim, vale lembrar que precisamos estar sempre atentos às celebrações da UNESCO. É dentro desse escopo que as escolas devem realizar seu planejamento. Para garantir a melhor orientação, recomendamos sempre a consulta ao Guia das Escolas Associadas da UNESCO.

Temas 2022