logomarcas
Um dos principais compromissos das Escolas Associadas como embaixadoras da UNESCO é zelar pela imagem da instituição. Esse é um capítulo à parte na relação das escolas com a UNESCO. Uma questão central, por exemplo, é o bom senso no uso do logotipo.
Como marcas de uso exclusivo, que representam em si mesmas um patrimônio universal, o logo da UNESCO e do PEA devem ser utilizados com extremo cuidado pelas Escolas Associadas.
Não está permitida a sua cessão, pelas escolas, para o apoio de projetos de outras instituições, como no caso de patrocínio. Esta é uma decisão que compete exclusivamente à Coordenação Nacional e à UNESCO.
Do mesmo modo, as escolas devem ter cuidado no uso de seu marketing, evitando associá-las a campanhas de matrícula, anúncios de publicidade, entre outras ações de caráter exclusivamente mercadológico – até porque é contraditório com o próprio espírito que caracteriza nosso trabalho.
Simbologia
É importante, também, que as instituições compreendam o significado simbólico da marca.
O logotipo das escolas foi, recentemente, redesenhado, com o objetivo de retratar melhor o dinamismo da rede. O primeiro logotipo foi desenhado em 1983, por um estudante boliviano, combinava símbolos como o planeta, uma pomba, um livro, crianças e o Sol.
O novo logotipo conserva determinados elementos, simplificando-os. O livro aberto representa a educação; o vôo da pomba simboliza a paz e o globo, o diálogo multicultural.
A partir de agora, também, o logotipo do PEA não pode ser usado separadamente do logotipo da UNESCO.

Placa de identificação da Escola Associada
Nessa proposta, a placa deve ter as seguintes características:
- placa de vidro ou acrílico (5mm) de 40cm x 36 cm, sendo 2 cm de margem.
- adesivo espelhado aplicado por trás da placa, com imagem em impressão digital.
- afixação com pino metálico modelo “botão francês” de 5 cm.
Cada escola pode escolher seu modelo, sempre tomando o cuidado de utilizar corretamente o logo do PEA-UNESCO.
