Temas 2024
Temas 2024
Os princípios e valores que norteiam o trabalho das escolas associadas e candidatas da UNESCO devem ocupar um lugar especial no projeto educativo. Afinal, é o que garante nossa identidade como uma rede internacional.
a) Áreas Temáticas da Rede PEA-UNESCO
Em primeiro lugar, devemos sempre lembrar das três áreas temáticas da Rede PEA-UNESCO. Trabalhando dentro delas, estaremos plenamente atendendo os objetivos estabelecidos. Essas áreas são:
• Cidadania Global.
• Educação para o Desenvolvimento Sustentável.
• Aprendizagem Intercultural e a valorização da diversidade e do patrimônio cultural.
É fundamental, sobretudo, que nossas escolas atendam à meta 4.7 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS):
“Até 2030, garantir que todos os alunos adquiram o conhecimento e as habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, educação para saúde e bem-estar, direitos humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz e não-violência, cidadania global e valorização da diversidade cultural e a contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável."
b) Calendário da UNESCO
Todos sabemos: o calendário sempre foi uma referência importante para as escolas, mas temos insistido para que não seja o único – inclusive porque alguns anos internacionais trazem uma relação menos direta com nossa realidade, como é o caso de 2024, quando celebramos o Ano Internacional dos Camelídeos.
Embora não tenhamos camelos, dromedários, lhamas, vicunhas, alpacas ou outros camelídeos no Brasil, é muito importante compreender e valorizar a importância desses animais para a sociedade humana, inclusive para nossos vizinhos, na América do Sul – e encontrar os correlatos na realidade brasileira.
Todos os temas são decididos pela Assembleia Geral das Nações Unidas e, para entender seus fundamentos, é importante ler os documentos de referência (que podem ser encontrados também nos links abaixo). Embora os textos estejam em inglês, os recursos de navegação hoje disponíveis permitem a tradução online e automática.
https://www.un.org/en/observances/international-years
Além dos anos internacionais, as Nações Unidas definem também as Décadas Internacionais, que são diversas. Recomendamos que as escolas se concentrem em três, mais ligadas aos temas priorizados pela Rede PEA-UNESCO no Brasil.
• Década Internacional das Ciências para o Desenvolvimento Sustentável (2024 – 2033)
• Década Internacional das Línguas Indígenas (2022 – 2032)
• Década Internacional dos Povos de Descendência Africana (2015 – 2024)
Há outras décadas importantes, como a Década Internacional para o Envelhecimento Saudável (2021 – 2030), uma vez que o Brasil vive acelerado de mudanças em sua pirâmide populacional, com reflexos em toda a sociedade. Todas as opções e suas documentações podem ser consideradas pelas escolas livremente (consulte o link abaixo):
https://www.un.org/en/observances/international-decades
Por fim, lembramos que o Regulamento Internacional requer a celebração de pelo menos duas datas do calendário de dias e semanas, que podem ser escolhidos livremente pelas escolas. O Comitê de Coordenação Nacional recomenda particularmente duas datas, que terão uma celebração conjunta das escolas:
21/3 – Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial, que acontece durante a Semana de Solidariedade aos Povos em Luta contra o Racismo e a Discriminação Racial.
21/9 – Dia Internacional da Paz
Veja todas as possibilidades e a documentação correspondente em:
https://www.un.org/en/observances/list-days-weeks
Por fim, como informado no Encontro Nacional, teremos três eixos formativos importantes ao longo do ano, com especialistas convidados, que também recomendamos como temas a serem progressivamente priorizados pelas escolas associadas:
• Educação antirracista
• Convivência Escolar
• Educação Midiática