Contact Info

CONTATOS

Address

164 Duque Costa Street
Jardim Marajoara - Room 60
São Paulo/SP - Brasil
ZIP 04671-160  

ENDEREÇO

Rua Duque Costa, 164
Jardim Marajoara - Sala 60
São Paulo/SP - Brasil
CEP: 04671-160  

UNESCO lança guia online para conscientização de estudantes sobre importância dos oceanos

A Comissão Oceanográfica Intergovernamental (COI) da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) lançou seu programa de Cultura Oceânica, que inclui um site para promover a conscientização e o intercâmbio de conhecimentos e um guia e kit de ferramentas para integrar a cultura oceânica nas escolas do mundo todo.

Promover a cultura oceânica é um dos objetivos da UNESCO para a Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (a Década dos Oceanos), proclamada pelas Nações Unidas para os anos de 2021 a 2030.

Por meio de uma parceria entre o Programa Maré de Ciência da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e a Secretaria de Meio Ambiente do Município de Santos, será lançada uma versão em português da publicação, cujo título é “Cultura Oceânica para Todos: um kit de ferramentas”. O guia poderá ser usado em escolas públicas e privadas brasileiras e pode ser acessado aqui.​

A versão em português será formalmente lançada em evento nos dias 5 a 6 de setembro em Santos (SP), a maior cidade portuária do Brasil. O lançamento contará com a participação de funcionários da COI da UNESCO, além da autora do kit, Francesca Santoro, coordenadora do programa de alfabetização sobre oceanos da Organização, e Vinicius Lindoso, oficial de comunicação da COI.

A “cultura oceânica”, termo brasileiro para “ocean literacy”, é um convite para escolas, empresas, ONGs, governo, universidades, comunidades e cidadãos a reconhecer o papel do oceano em nossas vidas, falar sobre sua importância, reconhecer nossa influência sobre o oceano, pensar em comportamentos e propor ações, políticas públicas e ferramentas inovadoras que ajudem a conservá-lo e garantir a qualidade de vida das gerações futuras.