Contact Info

CONTATOS

Address

164 Duque Costa Street
Jardim Marajoara - Room 60
São Paulo/SP - Brasil
ZIP 04671-160  

ENDEREÇO

Rua Duque Costa, 164
Jardim Marajoara - Sala 60
São Paulo/SP - Brasil
CEP: 04671-160  

I Fórum de Patrimônio Jovem Espanha-Brasil

reúne estudantes de todo o país 

O I Fórum de Patrimônio Jovem Espanha-Brasil, que reuniu alunos e professores de escolas públicas e privadas, que integram a Rede PEA-UNESCO, em todo o país foi um sucesso! Com o tema “Patrimônio Cultural Imaterial e identidade”, o evento aconteceu de 15 a 17 de novembro, no Colégio hispano-brasileiro Miguel de Cervantes, em São Paulo. A Coordenadora Nacional da Rede PEA-UNESCO, Myriam Tricate, participou da abertura do Fórum. 

 

Inédito no país, o Fórum reuniu dezenas de alunos, de 12 a 15 anos, em uma programação que reforça a importância do patrimônio, promovendo o respeito, a admiração e conscientizando sobre o sentido e o valor do patrimônio cultural e natural como fator de identidade.

 

Durante três dias, os estudantes participaram de conferências, debates, oficinas e visitas, além de apresentações artísticas, que abordaram temas chave propostos pela Rede PEA UNESCO do Brasil para o ano 2019, como a aprendizagem intercultural e a diversidade cultural, a conservação e divulgação do patrimônio, o desenvolvimento de estilos de vida sustentáveis e a diversidade linguística, que é considerada componente essencial do patrimônio imaterial da humanidade.


Os participantes também puderam conhecer e experimentar elementos da gastronomia, reconhecidos como Patrimônio Cultural Imaterial da Espanha e do Brasil; se divertiram em rodas de capoeira e visitaram o Museu Afro Brasil de São Paulo, que celebra a memória da arte brasileira e afro brasileira, a partir da perspectiva africana na formação do patrimônio e da identidade.

 

O I Fórum de Patrimônio Jovem Espanha Brasil foi promovido pela Consejería de Educación de la embajada de España en Brasil, pelo Colégio Miguel de Cervantes e pela Rede PEA-UNESCO, com o patrocínio do Pinheiro Neto Advogados, da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI Brasil), da EISA e do Studio Borg Films. Apoiam o evento, a Representação da UNESCO no Brasil, o Ministério de Cultura da Espanha; o Museu Afro-Brasil e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).