Contact Info

CONTATOS

Address

164 Duque Costa Street
Jardim Marajoara - Room 60
São Paulo/SP - Brasil
ZIP 04671-160  

ENDEREÇO

Rua Duque Costa, 164
Jardim Marajoara - Sala 60
São Paulo/SP - Brasil
CEP: 04671-160  

a Rede PEA UNESCO no brasil

Cada Rede PEA UNESCO tem suas próprias características, conforme os contextos de cada país. No Brasil, o programa também possui características que nos distinguem, como o poder de mobilização e de realização, a agilidade para assimilar as orientações da UNESCO, a capacidade de renovação e a identidade própria que foi construída ao longo do tempo.

O Brasil possui a segunda maior Rede PEA UNESCO em todo o mundo, com 569 escolas associadas, que reúnem pelo menos 550 mil alunos e 42 mil professores.

Mas nos orgulhamos não apenas de termos uma instituição numerosa, mas principalmente de ter conseguido formar uma rede muito ativa, protagonista, com escolas que efetivamente trabalham e buscam ser relevantes local e globalmente.

Outra característica importante da identidade da Rede PEA UNESCO brasileira é a efetiva representatividade. O programa quer intencionalmente retratar a riquíssima diversidade sociocultural do grande Brasil.

Essa representatividade se expressa por diferentes maneiras:

a)    Na dispersão pelo território nacional: conseguimos chegar a todas as regiões e praticamente todos os Estados, o que não é nada fácil. Temos crescido no Nordeste, no Sul, no sertão, nos interiores do país. Isso só é possível pela estrutura de coordenações regionais que foi criada pelo Brasil.

b)   Na diversidade de escolas: a Rede PEA UNESCO é certamente das organizações educativas brasileiras mais multiculturais. Hoje nos orgulhamos de representar a escola pública e a escola particular; a educação indígena e a quilombola; as redes urbanas e as redes rurais; as instituições que atendem populações em regiões muito pobres e as escolas fortes e consolidadas, em condições de fortalecer o apoio que a Rede PEA UNESCO pode oferecer às suas associadas.

c)    Na força do conjunto: a Rede PEA UNESCO não é a soma de escolas isoladas, mas uma rede viva, que atua de forma integrada, apoiando-se mutuamente. Exemplo disso é o crescente número de parcerias entre escolas públicas e privadas. Para a Rede PEA UNESCO, todas as escolas associadas são iguais e têm a mesma importância para a educação brasileira.